Marca do Festival Inclusão 2025: A palavra “INCLUSÃO” está disposta em três linhas, com letras maiúsculas robustas e em perspectiva, criando um efeito de profundidade com sombra preta. A palavra “FESTIVAL” aparece acima da letra “U”, em letras menores e brancas, em estilo mais fino. A letra “A” da palavra “INCLUSÃO” é destacada com um elemento gráfico amarelo em forma de triângulo. Abaixo, a data “2025” aparece separada por pequenos pontos amarelos.

Cultura, Empreendedorismo
e Visibilidade

NOVA DATA, NOVO LUGAR, MESMA ENERGIA! Em breve, aguarde!

O Festival Inclusão é um evento que celebra a diversidade, destacando o talento e a potência das pessoas com deficiência na cultura, no empreendedorismo e na sociedade. Realizado pela Palma Eventos e pela Agência Patativa, com o apoio de grandes parceiros, o festival promove música, arte e oportunidades, fortalecendo a inclusão social e econômica.

Logotipo do Festival Inclusão 2025 com letras amarelas em blocos e sombra preta

Cultura, Empreendedorismo e Visibilidade

O Festival Inclusão é um evento que celebra a diversidade, destacando o talento e a potência das pessoas com deficiência na cultura, no empreendedorismo e na sociedade. Realizado pela Palma Eventos e pela Agência Patativa, com o apoio de grandes parceiros, o festival promove música, arte e oportunidades, fortalecendo a inclusão social e econômica.

CONCURSO REVELAçÃO

Selecionados vão se apresentar em Salvador durante o festival

De 04 de julho a 15 de agosto esteve aberta a inscrição para o Concurso Revelação,
iniciativa que integra o Festival Inclusão 2025, evento que celebra e estimula a cultura
brasileira e destaca os talentos e a potência das pessoas com deficiência através de
manifestações artísticas e culturais, além do empreendedorismo. O Concurso é realizado
através da Federação Estadual das Apaes do Estado da Bahia (FEAPAES-BA) e
selecionou artistas com deficiência de diferentes regiões do estado.

As inscrições foram realizadas de forma virtual, conforme critérios estabelecidos no Edital
de Seleção, neste link, também disponível na bio do Instagram oficial da FEAPAES/BA: @feapaesbahia. As apresentações inscritas foram avaliadas considerando: qualidade artística,
acessibilidade, inclusão temática e viabilidade técnica.

O Concurso Revelação aconteceu no formato virtual e tem como propósito fomentar a
inclusão por meio da arte, estimulando a produção cultural em diferentes territórios baianos,
promovendo a diversidade nos espaços do Festival. Aberto a artistas individuais, grupos e
coletivos com deficiência, nas categorias de música, dança e teatro.

O resultado final do concurso foi publicado no dia 31 de agosto, no Instagram da
Feapaes/BA (@feapaesbahia).

Os talentos selecionados em cada categoria participarão da programação oficial do Festival
Inclusão, em Salvador. O evento é inédito na Bahia e já é considerado o maior festival sobre inclusão do Nordeste Brasileiro.

Para mais informações acesse o Edital de Seleção no link da bio do Instagram oficial da
FEAPAES/BA: @feapaesbahia ou entre em contato com a coordenação geral do concurso
pelo e-mail: coordenadoria.arte@apaeba.org.br

Talentos Selecionados

CATEGORIA DANÇA

ENCRUZILHADA

Pessoa de roupa branca, ajoelhada em um palco de madeira, derrama líquido de um pote em uma tigela de barro sob a luz de destaque

Elinilson Soares é artista surdo, performer, dançarino, ator, intérprete de Libras, mediador cultural, professor e pesquisador na relação entre elementos da cultura afro-brasileira com a cultura surda. Mestrando em Dança pelo PRODAN/UFBA, graduado em Letras/Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Fez curso de direção cinematográfica pelo projeto Cinerê da Produtora Pé de Erê Produções. Promove formações artísticas para surdes em Salvador, desde 2018. Em 2019, cria o Mãos Axé, um projeto de arte e cultura baiana de surdes que integra a poesia, o SLAM, o visual vernacular, a dança e o teatro. Integrante do GT Acessibilidade da FUNARTE e pesquisador voluntário no Mapeamento Acessa Mais (MinC/UFBA).

CATEGORIA MÚSICA

BRIO

Pessoa com tranças, vestindo roupa verde neon, com maquiagem artística brilhante nos lábios e sombra laranja, recebendo retoque de maquiagem nos olhos.

LARISSA JARDIM SANTOS, a EuLá, mulher pcd sensorial – visual (baixa visão degenerando), nascida em Vitória da Conquista – Bahia, é multiartista independente, contabiliza uma trajetória de 27 anos de atuação, iniciando como intérprete e se desenvolveu também como cantautora, produtora musical e vocal, diretora artística. EuLá recebeu seu diagnóstico da RP aos 17 anos, mas apenas aos 27 ao começar viver a maternidade solo (consequência da violência) começou a fazer uma leitura mais profunda sobre ser pcd. A partir de então, em suas produções e contribuições artísticas, provoca temas que compõe sua interseccionalidade. Em abril de 2025 ao se conectar com o VNDI conseguiu aprofundar ainda mais sua reflexão sobre o impacto de se posicionar como artista ativista da cultura def. Em junho do mesmo ano finalizou um documentário chamado REÁLITÍ que conta processos que viveu como pcd no meio social estando no interior da Bahia, o projeto foi roteirizado, dirigido e produzido musicalmente por EuLá. Na música seu próximo lançamento será em outubro de 2025, o single ESCADA – nesta composição EuLá refletiu sobre barreiras arquitetônicas, economia do cuidado, autonomia e equidade usando elementos da música latina para embalar os tópicos.

CATEGORIA MÚSICA

MC MAMAH

Homem negro em cadeira de rodas, usando moletom claro e segurando um microfone durante apresentação

Elimar Pereira Reis nascido em 1981, conhecido artisticamente por MC Mamah, com def. física, começou no Rap em 1996 participou da criação do NH2A ( núcleo de Hip Hop de Alagoinhas) participou como presidente do movimento no período de 2000 a 2008 foi diretor da ONG NR (nós na Rima) no período de 1998 a 2000 em 2008 entrou pra o grupo sangue Real foi campeão de rima em João Pessoa em 2014 foi o principal organizador do evento vozes das periferia que acontecia em Alagoinhas anualmente conseguiu realizar 5 edição no período de 2009 a 2014 ensinou na escola tempo integral Maria do Carmo em Aramari na área de letramento musical no período de 2020 a 2024 atualmente é presidente da associação das pessoas com deficiência de Alagoinhas e adjacências (APCDAA) conselheiro de cultura da comunidade pela instituição UNEB foi aprovado no projeto de áudio visual pela lei Paulo Gustavo no seu projeto solo foi premiado pelo prêmio trajetória lei Paulo Gustavo também teve projeto de live pela lei Ald Blanc em fim pequeno biografia de MC Mamah.

CATEGORIA TEATRO

SEM SELECIONADOS

10/06/2025 - pré - lançamento DO EVENTO

Festival Inclusão é lançado oficialmente em Salvador, em edição inédita na Bahia

pela valorização da diversidade cultural, econômica e social de pessoas com deficiência

O Festival Inclusão teve seu pré – lançamento em 10 de junho, em Salvador, reunindo autoridades, organizações sociais e representantes de diversos municípios baianos em uma mobilização inédita pela valorização da diversidade de pessoas com deficiência na Bahia. Em clima de celebração, houve apresentações culturais em ritmo de São João, reforçando o tom inclusivo e alegre do evento.

O Festival será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, com programação diversa: feira gastronômica, exposições, shows, roda de conversa, rodada de negócios, revelação de talentos e espaços para networking. A expectativa é reunir de 30 a 50 mil pessoas.

Abaixo segue vídeo oficial do pré-lançamento e matéria da  Band Cidade:

05/02/2025 - APRESENTAÇÃO DO EVENTO

roda de conversa Festival Inclusão e Cultura Brasileira 2025

Responsabilidade Social, Parcerias e Colaborações

No dia 05 de fevereiro, uma prévia do Festival Inclusão foi apresentada, na UniRuy, em Salvador, com uma Roda de Conversa especial. O encontro reuniu representantes de instituições e lideranças do movimento de pessoas com deficiência para alinhar estratégias, colher sugestões e firmar parcerias. Esse primeiro passo reafirma o compromisso do festival em promover visibilidade, inclusão e oportunidades.

Com a colaboração de instituições e profissionais engajados, o Festival Inclusão 2025 promete ser um espaço de celebração, cultura e transformação social. 

apoiadores da roda de conversa:

Logotipo da ABRACE- Associação Baiana de Reabilitação e Amigos, Colaboradores e Entusiastas
marca da d'light solares
Marca da Ideia group
Marca da Uniruy Wyden
ABADEF – Fundo azul com letras brancas e texto: "ABADEF – Associação Baiana de Deficientes Físicos – Fundada em 2 de setembro de 1980".
Logotipo da APABB Bahia
Logotipo das Obras Sociais Irmã Dulce
Marca do Governo do Estado da Bahia – Um governo presente. Um Estado de todos nós
Logotipo da FEAPAES-BA - Federação das APAES do Estado da Bahia
Logotipo da MILPCD
Logotipo da ABRAÇA – – Associação Baiana pela Diversidade e Inclusão por Crianças com Deficiência e Autismo
Logotipo da Associação Baiana de Cegos

patrocínio:

Logotipo da Averti

realização:

Palma Eventos e Cerimonial - Logo estilizado com as letras “P” e “E” entrelaçadas: a parte superior da letra “P” é em um círculo teal, e a parte inferior, formando o “E”, é em degradê do laranja ao vermelho. Ao lado direito, o texto “Palma eventos e cerimonial” em cinza

Mais do que um evento, é um movimento para ampliar vozes, gerar conexões e transformar

todas as etapas são executadas
por equipes comprometidas

Reunimos uma equipe de parceiros e colaboradores qualificados, garantindo que cada detalhe seja executado com excelência. Valorizamos os empreendimentos locais, fortalecendo a economia e incentivando a contratação de profissionais da região. Assim, além de proporcionar experiências inesquecíveis neste festival, contribuímos para o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura local.

Nosso compromisso social
começa nos bastidores

sustentabilidade

Começamos a campanha "Adote um copo", com o uso de copos reutilizáveis entre a equipe, minimizando o impacto ambiental e incentivando o consumo consciente.

Social

Valorizamos a diversidade e buscamos a representatividade real, com a prospecção ativa de profissionais PCDs, pessoas negras e mulheres para integrar o evento e contribuir com seus talentos em diferentes frentes.

Logotipo do Festival Inclusão 2025 com letras amarelas em blocos e sombra preta
Palma Eventos e Cerimonial - Logo estilizado com as letras “P” e “E” entrelaçadas: a parte superior da letra “P” é em um círculo teal, e a parte inferior, formando o “E”, é em degradê do laranja ao vermelho. Ao lado direito, o texto “Palma eventos e cerimonial” em cinza
Logotipo da Patativa
Logotipo do Festival Inclusão 2025 com letras amarelas em blocos e sombra preta

APOIO:

Logotipo da APABB Bahia
Logotipo da ABRACE- Associação Baiana de Reabilitação e Amigos, Colaboradores e Entusiastas
Logotipo da Associação Viver Melhor Catu Bahia
Logotipo da Associação Baiana de Cegos
Logotipo da FEAPAES-BA - Federação das APAES do Estado da Bahia
Logotipo da MILPCD
Marca do Governo do Estado da Bahia – Um governo presente. Um Estado de todos nós
Brasão do Tribunal de Justiça da Bahia
Logotipo da Comissão de acesssibilidade e inclusão
Logotipo da NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFBA
Logotipo da ABRAÇA – – Associação Baiana pela Diversidade e Inclusão por Crianças com Deficiência e Autismo
Logotipo das Obras Sociais Irmã Dulce
Logotipo da MIQUEI
ABADEF – Fundo azul com letras brancas e texto: "ABADEF – Associação Baiana de Deficientes Físicos – Fundada em 2 de setembro de 1980".
Logoyipo da AMAM – Associação de Amigos e Mães de Autistas de Camaçari
Logotipo da Farol Acessibilidade e inclusão
Logotipo do arquiteto e urbanista Adson Ribeiro.
Logotipo da ABACI - Associação Baiana para Cultura e Inclusão
Marca Saídas Culturais Acessíveis, Salvador

patrocínio:

Logotipo da Averti

MÍDIA PARTNER:

Marca da TV Band
Logo da Rádio Band News

Realização: 

Palma Eventos e Cerimonial - Logo estilizado com as letras “P” e “E” entrelaçadas: a parte superior da letra “P” é em um círculo teal, e a parte inferior, formando o “E”, é em degradê do laranja ao vermelho. Ao lado direito, o texto “Palma eventos e cerimonial” em cinza
Logotipo da Patativa
Versão reduzida da marca "Palma Eventos e Cerimonial", composta por um símbolo estilizado formado pelas letras “p” e “e” minúsculas. A letra “p”, em azul-turquesa, tem o traço arredondado e aberto na parte superior direita, formando quase um círculo inacabado. A letra “e”, em tons de laranja a vermelho, se encaixa na base da letra “p” com um formato semicircular, criando uma composição harmônica e entrelaçada. O design é moderno, simbolizando integração e movimento.

VAMOS CRIAR JUNTOS
UM EVENTO ÚNICO?

Fale com a gente!